Ao seu ritmo e de acordo com os seus desafios, avançamos programa a programa, partilhamos experiências, somamos conquistas e medimos resultados.

Destaques:

a

Widestimulus

  /  Formação & Desenvolvimento   /  Da crise pessoal ao autoconhecimento

Da crise pessoal ao autoconhecimento

Todos nós em algum ponto das nossas vidas, atravessámos por situações que nos desestabilizam, marcando um antes e um depois.

As dificuldades acabam por ser uma chamada de alerta para indicar que algo não anda bem e que devemos rever como fazemos o que fazemos. Deste modo, surge a necessidade de mudança que é natural e característica dos seres humanos sendo o autoconhecimento fundamental para sustentar estas mudanças.

Neste sentido, toda a circunstância que implique uma mudança drástica pode alterar-nos a nível psicológico, físico e emocional. No ponto mais crítico do processo, experimentam-se conflitos internos que se manifestam como desequilíbrio nas capacidades pessoais.

Quando chega o momento de o enfrentar, põem-se à prova as habilidades e os recursos disponíveis do individuo, que muitas vezes não são suficientes para poder superar a crise. Este é um ponto de muita incerteza e vulnerabilidade para a pessoa que, não só lhe exige muito esforço, mas que também obriga a tomar decisões importantes em pouco tempo e sem hesitações.

Para sair bem das crises e nos adaptarmos ao novo contexto, precisamos de abrir caminho para um autoconhecimento que nos permita compreender a situação, orientarmo-nos para novos objetivos e poder restabelecer o equilíbrio. Em seguida partilhamos uma série de recomendações que te ajudarão neste processo:

  1. Aceitar a situação e pedir ajuda se necessário, entendendo-o como uma mostra de maturidade e não como um sinal de debilidade.
  2. Reconhecer os teus pontos fortes e oportunidades de melhoria, permitirá que inicies o teu processo de autoconhecimento a partir dessa circunstância.
  3. Analisar o ambiente e identificar o que podes fazer com as tuas capacidades atuais para remediar ou resolver a situação.
  4. Priorizar com um novo critério em que não tenhas apenas em conta o necessário para superar esta crise, mas também que assegure o teu crescimento pessoal.

Além destas recomendações na Widestimulus consideramos valioso poder contar com uma base para construir o processo de autoconhecimento. Para isso temos trabalhamos à mais de quinze anos com o nosso PDA Assessment, uma ferramenta tecnológica e precisa que permite conhecer, em pouco tempo, os aspetos do perfil comportamental das pessoas. Deste modo, serve como um instrumento que permite identificar mais facilmente qual é o caminho a seguir.

Aproveita as crises como uma oportunidade para te fortaleceres!

“Quando já não somos capazes de mudar uma situação, temos o desafio de nos mudarmos a nós mesmos.” Viktor Frankl E.

User registration

Reset Password