Ao seu ritmo e de acordo com os seus desafios, avançamos programa a programa, partilhamos experiências, somamos conquistas e medimos resultados.

Destaques:

a

Widestimulus

  /  Formação & Desenvolvimento   /  Como contratar profissionais de TI e com sucesso!

Como contratar profissionais de TI e com sucesso!

Com a versatilidade do mercado laboral atual, enfrentamos uma realidade que indica que nos 5 anos anteriores foram criados mais de 1 Milhão de empregos no sector das TICs, conforme descrito no estudo da Randstad.

A seleção e recrutamento de profissionais TI pode tornar-se num verdadeiro desafio. O que acontece quando temos de recrutar em áreas de expertise que não dominamos? Pouco a pouco o setor das tecnologias representa um dos de maior atividade e devemos estar informados quanto ao tipo de ferramentas, software, hardware e skills, para conseguir diferenciar candidatos. Neste artigo iremos abordar este tema e alguns pontos importantes a ter em conta para ter sucesso neste tipo de processos.

Quando nos referimos ao recrutamento de profissionais TI, falamos em atrair e identificar perfis tecnológicos, cujas competências são difíceis de identificar na área de recursos humanos pela falta de conhecimentos especializados dos recrutadores e experiência na área.

O ponto de partida!

Para iniciam um processo de recrutamento é imprescindível dedicar o tempo necessário a discutir o perfil com o líder da equipa para que detalhe exaustivamente o que necessita a nível técnico, sobre os projetos nos que estarão envolvidos, a equipa com a que se conta, sem esquecer as soft skills necessários.

Devemos ainda considerar que estamos perante um mercado muito competitivo, caracterizado por uma grande mobilidade e rotatividade, e que os candidatos não costumam permanecer muito tempo a procurar emprego.

Outra competências fundamentais são a capacidade de comunicar de forma eficaz e construir relações dentro da cultura da organização.

O headhunting é um processo fundamental na procura de colaboradores de TI, mas não deve ser a única ferramenta, nem deve ser tão ser tão agressiva como a costumam usar alguns recrutadores. Por exemplo, enviar uma mensagem massiva sem compreender bem o perfil do candidato que procura, nem entender os interesses dos possíveis candidatos que aborda.

De acordo com um estudo da Universidade de Aberdeen, 57% das empresas utilizam avaliações prévias à contratação para provar os conhecimentos e habilidades dos seus candidatos. Através do PDA Assessment podemos conhecer as principais tendências comportamentais do candidato, e assim identificar o seu estilo de comunicação, liderança, os seus motivadores e descobrir se é o candidato que necessita na sua equipa.

Saiba mais sobre o PDA Assessment e faça um teste gratuito da ferramenta!

Entre em contato com a nossa equipa!

User registration

Reset Password