Feedback para equipas mais fortes
Um estudo realizado pela International Organization of Employers (OIE) demonstrou que 52,3% dos jovens opinam que o trabalho em equipa é a competência mais procurada pelas organizações, seguido pela habilidade comunicativa (33,3%) e pela criatividade (14,4%).
Algumas formas de potenciar o trabalho em equipa são:
- Definir as tarefas de cada membro. Desta forma cada um saberá as suas tarefas e os tempos para as realizar.
- Fomentar a comunicação eficaz, através de protocolos e canais bem estabelecidos.
- Implementar um acompanhamento semanal de cada objetivo para poder fazer uma monitorização eficaz do progresso.
- Estabelecer estratégias de feedback continuo.
A necessidade do feedback continuo tem motivado a aplicação de ferramentas de feedback 360°, onde a principal diferença para as avaliações tradicionais é que este método propõe um exercício que envolve a diferentes pessoas com que a pessoa avaliada trabalha, como por exemplo o seu diretor, colegas, subordinados diretos ou até clientes.
90% das empresas da lista FORTUNE 500 já se juntaram a esta tendência, integrando avaliações 360° nos seus processos de desenvolvimento e gestão de talento pois estas avaliações permitem implementar processos ágeis, simples e amigáveis.
A Widesmulus oferece o Feedback 360° PDA: uma avaliação das competências, como habilidades, comportamentos e aptidões necessárias para uma função em particular, que tem entre os seus principais benefícios poder detectar necessidades de formação e de desenvolvimento, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria dos colaboradores, oferecendo-lhes também uma ferramenta simples para o seu autodesenvolvimento. O Feedback 360 PDA é personalizável, não tem limite de avaliadores, pode-se integrar com o nível requerido de cada competência e com o PDA Assessment.
Trabalhar em equipa é tanto um incentivo como um desafio para os colaboradores e para as organizações. Quando se trabalha em equipa, os esforços dos membros potenciam-se, diminuindo o tempo de ação e aumentando a eficácia dos resultados.